O documento, que reúne dados compilados em dez anos de pesquisas sobre o suicídio ao redor do mundo, descreve a questão como um grave problema de saúde pública, frequentemente cercado de tabus, que precisa ser enfrentado pelas autoridades.
A OMS estima que 800 mil pessoas se suicidam por ano em todo o planeta. Essa é a segunda maior causa de morte em pessoas entre 15 e 29 anos, enquanto que os mais de 70 anos são aqueles que mais frequentemente se tornam suicidas.
A organização diz o estigma social associado a desordens mentais impede pessoas de buscar ajuda e, em último caso, acaba levando muitas pessoas a atentar contra a própria vida.
Fonte: BBC
Triste ler uma matéria sobre essa realidade. Fiquei pensando! Será que passei por uma pessoa que estava planejando se suicidar? Será que um sorriso meu , um bom dia, qualquer cordialidade da minha parte poderia fazer a diferença na vida dessa pessoa? O que levou a desistir? Como não entrar nessa estatística? Como ajudar meus amigos e familiares a não fazer parte disso?
Não quero ser pessimista aqui e nem estou pensando em me suicidar, mas temos que rever nosso modo de pensar e falar sim sobre esse tipo de assunto, que hoje é a segunda maior causa de morte entre jovens.
Comece demonstrando mais amor para com o seu próximo, importe-se mais com os seus colegas de trabalho que estão estressados, desanimados, visite mais sua família, cuide melhor dos seus filhos, enfim ame mais e não fique só.